Páginas


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Não esquecer o espírito do iniciante - "Shoshin Wasurubekarazu"

"Principalmente nos momentos de cansaço ou na hora de levar bronca, as pessoas se esquecem do primeiro dia de combate. O Foco e os objetivos são lançados ralo abaixo e o guerreiro desiste.
Quando são repreendidos, frequentemente largam a bandeira da luta, abandonam derrotados seu posto e seu grupo, se dizendo injustiçados, quando na realidade, os sentimentos de egoísmo, desejo de ser reconhecido, ódio ou medo são os verdadeiros motivos.
Justa ou injustamente repreendidos, aí é que entra o autocontrole para enxergar com sabedoria as consequências de desertar na guerra. Lembre-se dos motivos que o levaram ao combate. Intempéries e adversidades de todos os tipos surgem no decorrer de uma longa batalha. Neste momento, o praticante deve ter a convicção do motivo de estar ali.
Shoshin Wasurubekarazu - Não esquecer o espírito do iniciante. 
Kihikawa, J - Shin Hagakure: Pensamentos de um Samurai Moderno

Realizou-se no dia 26 de outubro de 2013, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo a cerimônia de formatura e entrega de certificados aos formandos do 1º. Curso de Instrutores Oficiais da FPK.
O Curso foi desenvolvido e ministrado pela da Escola de Karate-Do do Brasil especialmente para a Federação Paulista de Karate, a FPK, seguindo a orientação holística de formação fundamentada nos princípios do Karate-Do: Tradição, Conduta, Didática, Teoria e rigoroso Treinamento prático, abrangendo a preparação Física, Técnica, Estratégia e Tática, e Psíquica. 
Um dos pontos importantes ressaltado na cerimônia de formatura dos instrutores, pelo Sensei Ennio Vezulli, foi a entrega de além do certificado e um distintivo, uma faixa branca para cada formando e a mensagem de nunca se esquecer do espírito iniciante.