Páginas


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Kangueiko



 
Como nossa escola é pautada pelos valores do Budô, e a procura pelos nossos treinos tem em sua maioria pessoas que buscam o “algo mais” em relação às artes marciais, não podemos deixar de ressaltar a importância de se manter treinando mesmo nesta época de inverno.
Tradicionalmente nas Artes Marciais, o Kangueiko é de suma importância para fortalecer o espírito dos praticantes.
A palavra "Kangueiko"  é Japonesa como certamente já notaram, o seu significado é "Treino de Inverno", literalmente  que dizer, Kan = frio e Geiko = treino. Treino de Inverno ou Treino no Frio.
Aqui cabe muito pertinentemente o 11º dos 20 ensinamentos de Funakoshi Sensei:
“Karate Wa Yu No Gotoku Taezu Netsu O Atae Zareba Motono Mizuni Kaeru
O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.”
É comum nos acomodarmos com a grande oferta de conforto que estes novos tempos nos trazem.  As pessoas estão mais comodistas e rodeiam-se de muitas coisas que lhes dão prazer e sempre que muda o tempo há redução de participantes nas classes, se chove as pessoas têm que se habituar à chuva e por isso não saem para irem treinar. Se o tempo muda para o calor é porque está calor. Mas o frio é sem dúvida o que provoca mais reduções nos treinos. Com frio até os mais graduados ficam agarrados ao sofá, enrolados no conforto do Lar.
Vencer este tipo de batalhas faz dos seres humanos pessoas mais fortes em vários sentidos.
É um grande erro pensar que nascemos para viver no Paraíso, que vamos passar a vida de barriga para o Sol e que tudo serão alegrias e facilidades. Ninguém consegue impedir a chegada do sofrimento, o sofrimento faz parte da nossa existência e quando não sofremos diretamente no nosso corpo, sofremos por aquilo que acontece aos que amamos, filho, pai, mãe, neto, irmão, etc.
Para participar em ações como o Kangeiko, é preciso ir mais além do vulgar modo de pensar sobre a existência e isso nem todos estão dispostos a pôr em prática.
Por isso, insisto: Não deixem de comparecer aos treinos mesmo nos dias mais frios. Aproveite essa chance de mostrar que você está apto a enfrentar qualquer adversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário