Páginas


segunda-feira, 15 de abril de 2013

A polêmica reverência (rei) nos treinos das artes marciais

Olá pessoal!

Como um dos objetivos do nosso grupo, além da prática do Karatê-Dô, voltada aos princípios da arte marcial, é o de manter também a teoria e os estudos em dia (Bun Bu Ryu Dô), vou aproveitar o espaço e colocar o primeiro aspecto da prática, que pode vir em algum futuro gerar certo desconforto por este ou aquele praticante: a saudação ou "rei".
Para deixar esclarecido para os membros de nossa associação, coloco aqui um trecho do livro: Faixa Preta - Karatê, do Sensei Hirokazu Kanazawa:

“O Primeiro dos vinte preceitos do Karatê do mestre Gichin Funakoshi, que diz: ‘Não se esqueça de que o Karatê começa com o rei e termina com o rei.’ Embora o rei do estilo tradicional japonês de se sentar com as pernas dobradas embaixo, seja uma forma de mostrar gratidão e respeito, algumas pessoas podem achar inaceitável ter de abaixar a cabeça dessa forma devido às suas crenças religiosas. Gostaria de salientar, contudo, que o Karatê é uma parte da cultura japonesa, e é importante aceita-la como tal. Ter um dojô nos permite treinar Karatê, assim como a presença de parceiros de treinamento. Devemos ser gratos por isso. E, para demonstrarmos essa apreciação, nos ajoelhamos e abaixamos nossas cabeças no início e no final do treinamento.”
 

Espero que com isto esclarecido, iniciemos nosso treino.

Shomen ni rei
Sensei ni rei
Otagai ni rei

Oss!

 

domingo, 7 de abril de 2013

Treinos aos Sábados

Neste sábado 06/04/2013, iniciamos os treinos aos sábados com a presença de mais dois grandes amigos com quem treinamos por muitos anos.
Além de muito gratificante pelo treino em si, rever os amigos é muito bom.
Sigamos treinando!
Oss!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

E Seguem os Treinos!

Estamos firmes nos nossos treinos diários e nos nossos propósitos de cultivar a essência da arte do Karatê-Dô. Não tem sido fácil vencer o cansaço, as dores musculares e outras dificuldades comuns do dia-a-dia.
Enfim seguimos praticando e fortalecendo essa amizade e companheirismo que temos hà mas de 20 anos.


terça-feira, 2 de abril de 2013

História

Algumas fotos históricas de nossas participações em competições nos anos 80/90.
Essas fotos foram garimpadas pelo Marcelo Tozzi, que as disponibilizou antes do nosso encontro no início do mês de março/2013, que deu origem à retomadas dos treinos.
Quem tiver fotos desta época e quiser colaborar, por favor envie-as para karatedosorocaba@gmail.com





segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os passos...

Passo 01
Após nosso reencontro, decidimos que para todos nós, estava fazendo falta treinar o Karatê-Dô como treinávamos naquela época, com o objetivo maior de nos tornarmos pessoas melhores, fortalecer os laços de amizade, que como pudemos comprovar estão ainda muito fortes.
Com isso em mente, demos o primeiro passo para organizarmos a nossa prática. Procuramos o Sensei Ennio Vezzuli que através da Escola de Karatê-Dô Brasil está se movimentando para "mudar" a situação do Karatê-Dô no Brasil. Para quem quiser se informar sobre as diretrizes da escola, acesse o documento de apresentação da Escola neste link: http://escoladekaratedodobrasil.com.br/EscoladeKarateDodoBrasil-Apresentacao-ProjetoSumario.pdf
Também fomos orientados pelo Sensei a participarmos do Curso de Formação de Instrutores, chancelado pela Escola de Karatê-Dô Brasil e apoiado pela Federação Paulista de Karatê (FPK).
Neste curso, estão matriculados Mauro Tanaka e Marcelo Tozzi.

Passo 02
Um dos mais importantes passos, era definirmos o local para treinarmos, uma vez que o Karatê-Dô não se faz só com leitura e conversa. É preciso praticá-lo!
Nesse sentido, iniciamos nossos treinos graças à colaboração do Felipe Endo, que possibilitou que utilizássemos as dependências da Acedemia Biofit.
Importante: Nosso treino não faz parte da grade oficial da academia. Logo, não adiantará pedir informações sobre horários e valores na secretaria. As informações poderão ser obtidas através do e-mail: karatêdosorocaba@gmail.com

Inicialmente os treinos estão ocorrendo às terças e quintas-feiras das 7h às 8h da manhã e aos sábados das 9h30 às 10h30 da manhã.

Esperamos vocês lá!

Abaixo, as fotos da participação no curso de formação de instrutores: